Balanço do campeonato de futebol

No final deste campeonato, justamente vencido pelo Porto, vou fazer uma apreciação geral de algumas equipas.



Porto - Natural campeão, e totalmente merecido, este título.Muito provavelmente, irão fazer a dobradinha...Foram a melhor equipa, e mesmo a que melhor futebol praticou. Reforçaram-se inteligentemente, tentando colmatar as principais lacunas do plantel. Destaco então:

  • Sapunaru:bela época do lateral romeno, muito regular. O melhor lateral desta equipa, e um dos melhores do campeonato.
  • Cissokho:foi contratado a meio da época ao Vitória de Setúbal, e surpreendeu muito pela positiva. Não estava à espera que fosse um jogador desta qualidade.
  • "Sul-Americanos":o habitual...Jogadores de grande qualidade, e pode-se mesmo dizer que sem o eles, seria mais difícil para o Porto ser campeão.
  • Raul Meireles:na minha opinião, um dos melhores médios a actuar em Portugal.Genial a pautar o jogo portista, e espectacular a rematar à baliza. Grande jogador...
  • Hulk:a grande revelação deste campeonato!Um jogador poderosíssimo e inteligente.Ninguém estava à espera que um jogador da 2ªdivisão japonesa, viesse brilhar em Portugal.Grande contratação, e por isso, o Porto está de parabéns.
Sporting - mais uma época a terminar em 2º lugar... O Sporting tende a perder estes últimos campeonatos, perdendo pontos de forma estúpida, geralmente em jogos com equipa muito mais fracas, e em que entra sempre a dormir. Salva-se a Supertaça...


  • Daniel Carriço:a grande revelação da época, e mais grande promessa (ou será já certeza?) da formação leonina...Mostrou-se um central de elevada qualidade tanto táctica como física. E foi sem dúvida nenhuma, o melhor defesa leonino durante toda a época.
  • Marat Izmailov:um dos melhores investimentos feitos nos últimos anos pelos dirigentes verdes e brancos. É o verdadeiro motor desta equipa! Sem Izmailov, o Sporting é muito diferente! Um jogo mais lento...Com Izmailov, o jogo ganha outra fluidez. Este russo apresenta uma espectacular técnica de passe e uma resistência impressionante! Não entendo porque não é convocado para a selecção russa...
  • Simon Vukcevic:mais uma grande contratação. Este ano foi muito afectado pelas lesões, por isso apareceu menos, mas quando apareceu, fê-lo de uma forma que só ele sabe como.
  • Liédson:o abono de família! Sem ele este Sporting não era quase nada! Quando é preciso, lá aparece ele...Acho que não é preciso falar mais...
  • Derlei:último ano na sua carreira, e a terminá-la da melhor forma. 2 golos nos último jogo. Juntamente com Liédson, formou uma bela dupla. Penso que fez também uma bela época, embora não tenha marcado muitos golos, valeu pela garra demonstrada.
Benfica - sinceramente, é uma época para esquecer para os lados de Benfica...Gastaram dinheiro a mais, em espanhóis e derivados a mais, o que deu resultados a menos! Penso que não há muito a dizer sobre esta equipa...Não acho que haja jogadores que se tenham destacado...

Depois houve equipas que surpreenderam, e muito! O Nacional da Madeira, com o capitão Patacas, Maicon e Nenê (Bola de Prata) a liderarem as tropas. Depois veio o Braga, a fazer mais uma boa época, liderados por Jorge Jesus, com Eduardo e Luís Aguiar a fazerem uma excelente época. De seguida, o Leixões que começou de uma forma fantástica o campeonato, e mesmo depois indo um "pouco abaixo", obteve uma brilhante classificação (não esquecer que o Leixões na época passada só garantiu a manutenção, na última jornada!). As brilhantes exibições de Beto e do capitão Bruno China foram determinantes para o 5º lugar.


Para já é tudo...E esperamos pela próxima época...

  1. gravatar

    # by Vasco - 27 de maio de 2009 às 14:53

    muito bom chicao!